Tipos de dieta

Tipos de dieta

A dieta de Atkins , ou abordagem nutricional de Atkins, concentra-se em controlar os níveis de insulina no corpo através de uma dieta pobre em carboidratos.

Se as pessoas consomem grandes quantidades de carboidratos refinados , seus níveis de insulina aumentam e diminuem rapidamente. O aumento dos níveis de insulina faz com que o corpo armazene energia do alimento que é consumido, tornando menos provável que o corpo use gordura armazenada como fonte de energia.

Portanto, as pessoas na dieta de Atkins evitam carboidratos, mas podem consumir o máximo de proteína e gordura que quiserem.

Embora popular por algum tempo, a dieta de Atkins vem com certos riscos. Indivíduos considerando a dieta de Atkins devem falar com seu médico.

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Um olhar detalhado sobre a dieta de Atkins aqui.

2. A dieta da zona

A dieta da Zona visa um equilíbrio nutricional de 40% de carboidratos, 30% de gorduras e 30% de proteína em cada refeição. O foco também está no controle dos níveis de insulina, o que pode resultar em perda de peso mais bem-sucedida e controle do peso corporal do que outras abordagens.

A dieta da Zona estimula o consumo de carboidratos de alta qualidade – carboidratos não refinados e gorduras, como azeite de oliva, abacate e nozes.

3. Dieta cetogênica

A dieta cetogênica tem sido usada há décadas como um tratamento para a epilepsia e também está sendo explorada para outros usos. Isso envolve reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de gordura. Soa ao contrário do senso comum, mas permite que o corpo queime gordura como combustível, em vez de carboidratos.

Gorduras saudáveis, como as de abacate, coco, castanha-do-pará, sementes, peixe oleoso e azeite de oliva, são adicionadas à dieta para manter uma ênfase geral na gordura.

A dieta provoca a quebra de depósitos de gordura como combustível e cria substâncias chamadas cetonas através de um processo chamado cetose . Esta dieta tem riscos, incluindo cetoacidose para pessoas com diabetes tipo 1 , no entanto, e pode resultar em coma diabético e morte. Embora a maioria dos estudos seja de 2 anos ou menos, há algumas pesquisas promissoras em relação ao manejo do diabetes , saúde metabólica, perda de peso e alteração da composição corporal.

Um olhar detalhado sobre a dieta cetogênica aqui .

4. dieta vegetariana

Muitas pessoas escolhem uma dieta vegetariana por razões éticas, bem como saúde.

Existem vários tipos de vegetarianos: lacto-vegetariano, vegetariano frutariano, ovo-lacto-vegetariano, dieta vegetariana viva, ovo-vegetariana, pesco-vegetariana e semi-vegetariana.

A maioria dos vegetarianos são lacto-ovo-vegetarianos, ou seja, não comem alimentos de origem animal, exceto ovos, laticínios e mel.

Estudos realizados nos últimos anos mostraram que os vegetarianos têm um peso corporal menor, sofrem menos com doenças e normalmente têm uma expectativa de vida mais longa do que as pessoas que comem carne.

Um olhar detalhado sobre o vegetarianismo aqui.

5. Dieta vegana

O veganismo é mais um modo de vida e uma filosofia do que uma dieta. Um vegano não come nada que seja baseado em animais, incluindo ovos, laticínios e mel. Os veganos geralmente não adotam o veganismo apenas por razões de saúde, mas também por razões ambientais, éticas e compassivas.

Os vegans acreditam que os métodos modernos de agricultura intensiva são ruins para o meio ambiente e insustentáveis ​​a longo prazo. Se todos comessem alimentos à base de plantas, o ambiente se beneficiaria, os animais sofreriam menos, mais comida seria produzida e as pessoas geralmente desfrutariam de melhor saúde física e mental , dizem os veganos.

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