Parar de fumar: métodos, dicas, dicas para parar de fumar

Parar não é fácil, especialmente depois de muitos anos como fumante. Aqui estão algumas dicas e truques recomendados no guia prático Parar de fumar publicado pela Public Health France.

Parar de fumar: preparação e motivação

Se você é fumante e deseja parar de fumar, saiba que a chave do sucesso está na preparação e na motivação . As motivações podem ser diferentes de acordo com os indivíduos. 

Alguns vão querer parar de fumar para ter uma vida mais saudável ou dar um bom exemplo para seus filhos; para outros, os motivos serão financeiros (porque os cigarros são caros!) Enquanto uma mulher quem quer engravidar fará isso por sua saúde e pela saúde de seu futuro bebê.

Preparar-se para sair também significa antecipar quando parar de fumar. Parar de fumar inevitavelmente leva a uma mudança nos hábitos de fumar, na rotina diária e nos automatismos. Para aqueles que tentaram, em vão, parar de fumar, é uma questão de refletir sobre tentativas anteriores e entender por que não funcionou.

Quando se trata da fase de motivação , trata-se de avaliar, analisar e fortalecer sua motivação, concentrando-se no motivo pelo qual você deseja sair. Essa fase também permite que você saiba se você está realmente pronto para sair.

Pare de fumar: conheça seus hábitos

Se você deseja parar de fumar, precisa fazer um balanço de seus hábitos e hábitos de fumar . 

  • Quantos cigarros você fuma por dia? 
  • A que horas você fuma seu primeiro cigarro do dia? 
  • Qual é o seu melhor cigarro do dia? Sob quais circunstâncias você fuma mais? 
  • Você tem o hábito de fumar um cigarro com seu café? 
  • Você terá que se perguntar todas essas perguntas para escolher a melhor estratégia que finalmente permitirá que você se livre do tabaco.

Pare de fumar: qual estratégia escolher?

Obviamente, você pode optar por parar de fumar sem ajuda ou tratamento adequado. Existem, no entanto, diferentes tratamentos que podem ajudá-lo a superar seu vício em fumar.

Existem, é claro, substitutos da nicotina que liberam nicotina lenta e regularmente. Este método permite que o fumante se liberte pouco a pouco de sua dependência física da nicotina. Este tratamento, que dura entre 6 semanas e 6 meses, existe em diferentes formas. Existem adesivos que aderimos à pele, pastilhas elásticas ou nicotina para sugar. Existem também dois medicamentos na França que podem ser prescritos por um médico: Bupropiona LP e Vareniclina.

Fumantes que querem parar também podem procurar ajuda psicológica . Esses tratamentos, chamados terapias comportamentais e cognitivas, são reconhecidos por especialistas por sua eficácia. É uma psicoterapia que ajuda o fumante a mudar seu comportamento e seus hábitos de pensamento.  

Nos últimos anos, o cigarro eletrônico apareceu em toda parte. As lojas abriram em todos os lugares da França e seus seguidores são numerosos. Segundo os estudos mais recentes do Conselho Superior de Saúde Pública, “os cigarros eletrônicos podem ajudar a parar ou reduzir o uso de tabaco “. Também reduz o risco de desenvolver doenças graves relacionadas ao tabaco, como o câncer.

Leia também: Como parar de fumar de verdade

Pare de fumar: escolha sua data e organize-se

Você está preparado, motivado, conhece seus hábitos de fumar e escolheu sua estratégia, agora é hora de escolher uma data , sua data. Chega o dia, ele também organizará sua nova vida de não fumantes.

 É aconselhável manter-se ocupado planejando esta primeira semana com atividades em sua agenda para evitar tentações. Você gostou de fumar enquanto tomava uma bebida com os amigos na sexta à noite? Em vez disso, prefira uma noite de cinema com um amigo.

Não se esqueça de avisar sua família , amigos e colegas para que eles não ofereçam um cigarro ou uma pausa para o cigarro. Eles também podem apoiá-lo nesta nova etapa de sua vida.

Pare de fumar: resista ao desejo

Você inevitavelmente enfrentará o desejo de fumar durante os primeiros dias e semanas. Esses desejos são caracterizados por sensações físicas, pensamentos, estresse ou desejo de comer. Para superar esses desejos , você pode beber um copo de água, mascar chiclete, comer uma fruta ou algumas nozes ou manter um pequeno objeto perto de você que substitua o cigarro que você costumava segurar entre os dedos.

Esses desejos, que duram em média apenas 2 minutos, serão frequentes nos primeiros dias e diminuirão gradualmente com o tempo.

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