O que ajuda no ganho de peso durante a menopausa

O que ajuda no ganho de peso durante a menopausa

Ondas de calor, mudanças de humor, distúrbios do sono – muitas mulheres na menopausa têm sintomas desse tipo. Mas isso não é tudo: na maioria dos casos, o ganho de peso também é adicionado durante a menopausa , embora os afetados não tenham mudado seus hábitos alimentares. Uma razão para os quilos extras é a conversão hormonal pela qual diminui o metabolismo – a taxa metabólica basal diminui e as mulheres são mais fáceis.

O que há com o ganho de peso durante a menopausa?

Dr. Gabriela Willbold, ginecologista de Cottbus: “De fato, o metabolismo desacelera em meados dos anos 30, a necessidade de energia do corpo está diminuindo – a propósito, também nos homens. O ganho de peso não se deve apenas às mudanças hormonais. no ar.

Com o início das alterações hormonais durante a menopausa, pode acontecer que o corpo também se deposite mais rapidamente e mude o padrão de distribuição de gordura: em vez dos quadris e nádegas, o excesso de libras está agora cada vez mais ligado ao abdômen e à cintura, atribuído a uma alteração no equilíbrio hormonal é. “

Outras razões para mais quilos durante a menopausa

  • Os distúrbios do sono com a falta de sono associada também podem levar a mais quilos na balança. A causa está na proporção perturbada dos hormônios grelina e leptina. O sono inadequado é comprovado para aumentar o apetite.
  • Além disso, o humor depressivo, que também é comum como queixas climatéricas, geralmente resulta em um comportamento alimentar prejudicial.

O que realmente ajuda a reduzir o ganho de peso durante a menopausa?

Dieta saudável com menor consumo de energia

Bettina Sauer, do Stiftung Warentest, em Berlim, recomenda uma dieta saudável . “Desde a menopausa , o corpo precisa de menos energia – as mulheres têm maior probabilidade de ganhar peso”, diz ela. Com uma dieta deliberada com muitos vegetais, frutas , peixe do mar e cereais integrais, você pode neutralizar. “O esporte na menopausa também é bom”, diz Sauer.

Beba o suficiente – de preferência frio

A regra geral para pessoas adultas é: tome pelo menos dois litros por dia! Um estudo realizado pela Charité Berlin em colaboração com o Forum Drinking Water mostrou que a água potável aumenta o metabolismo . As pessoas que bebem água fria até aumentam o consumo de calorias porque elas precisam ser aquecidas pelo organismo. Além disso, beber água inibe a sensação de fome. Quem toma água rica em cálcio ao mesmo tempo promove a formação de substância óssea e evita ativamente a osteoporose .

Mais serenidade, mais fator de bem-estar

Dr. med. Ingeborg Lackinger Karger, ginecologista, psicanalista e médico praticante de medicina psicoterapêutica: “Em problemas de peso, provou ser particularmente útil ir primeiro com mais serenidade na panela e na mesa de jantar e menos frequentemente na balança! Um ganho de peso de cerca de cinco quilos está mudando Não apenas normal, mas até desejável, manter alguma produção hormonal no tecido adiposo, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares, como caminhar, porções menores e a necessidade de evitar frustrações Área de bem-estar – e isso é crucial, não o número na escala!

Contra ondas de calor: raiz de ruibarbo siberiano

Dr. Andreas Biller, diretor co-gerente da empresa A Loges, que desenvolve, produz e distribui fitofarmacêuticos, remédios homeopáticos e preparações de substâncias vitais, diz a raiz do ruibarbo siberiano: “… alivia (…) sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor, sudorese, distúrbios do sono, humor depressivo e ansiedade”. Além disso, nenhum ganho de peso ou alteração no IMC durante a ingestão foi encontrado em um estudo clínico.

Exercício ajuda a prevenir ganho de peso durante a menopausa

A perda de peso e a perda de peso são atividades esportivas e uma ingestão reduzida de calorias – isso também se aplica a mulheres na menopausa. Dr. Gabriela Willbold: “Os esportes ideais são caminhadas, caminhada, corrida, natação, ciclismo, alongamento, ioga , aeróbica, dança e esportes preventivos especiais, como ginástica pélvica ou osteoporose “. Aqueles que não querem treinar sozinhos devem procurar pessoas com a mesma opinião: um amigo, um grupo de esportes em um clube, a faculdade comunitária ou o seguro de saúde. Dr. Andreas Biller: “O esporte no grupo é mais divertido e motiva”.

Consiga um efeito positivo nas atividades diárias

A propósito: se você simplesmente não se aquece com os esportes, não precisa enterrar a cabeça na areia: mesmo pequenos movimentos na vida cotidiana têm um efeito positivo no peso. Este foi o resultado de um estudo da Universidade de Massachusetts Amherst em 2015 que investigou os efeitos do exercício em mulheres na menopausa.

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Então pense em quais hábitos você pode mudar. O clássico: subir escadas em vez de um elevador. Se suas articulações e costas forem permitidas, faça compras a pé: carregar meia hora de sacolas consome cerca de 140 calorias. Se você não quiser rebocar, pegue a bicicleta e queime calorias . Carro e ônibus devem ser tabus para distâncias menores, de qualquer maneira. Também jardinagem é um bom programa contra alças de amor. Ajuntar meia hora de folhas queima cerca de 160 calorias. Assim, uma abordagem consciente pode impedir o ganho de peso durante a menopausa.

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