Dieta primária ou dieta paleo

Dieta primária ou dieta paleo

“Comer como nossos ancestrais fizeram na Idade da Pedra pode contribuir para um envelhecimento saudável”. É o que diz Remko Kuipers, que obteve seu doutorado em 2012 sobre a “Dieta Paleo”.

A evolução agrícola ocorreu há cerca de 10.000 anos e, em seguida, nossa dieta mudou drasticamente. A partir de então, os humanos começaram a ingerir mais carboidratos (açúcares) e menos ácidos graxos ômega-3 (saudáveis). Nos últimos 100-200 anos, esse processo se acelerou, enquanto nossas atividades físicas diminuíram, a oferta de alimentos aumentou e mudou ainda mais drasticamente.

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Como nossos genes não conseguem acompanhar essas mudanças, nosso corpo continua vivendo em tempos primitivos, enquanto é alimentado com alimentos modernos para os quais esse corpo não está preparado. Assim como um motor a gasolina não funciona bem com o diesel e começa a vacilar, a fonte de alimentação errada leva a problemas. O resultado é que substâncias anti-inflamatórias são liberadas no sangue que atrapalham nosso metabolismo de açúcar. Este manejo do açúcar perturbado é um possível precursor do diabetes e é chamado resistência à insulina. Isso significa que nosso corpo não escuta mais tão bem a sua própria insulina. Que a resistência à insulina desempenha um papel importante no desenvolvimento de doenças é reconhecida por muitos cientistas.

A dieta significa que tudo o que pode ser coletado de plantas: folhas comestíveis, flores, sementes, nozes e sementes, tubérculos e raízes, frutas quando presentes e mel. Além disso, ovos e peixe regularmente gordo, às vezes (muito) carne de animais que se mudaram. Não há pão porque os grãos são gramíneas refinadas que só vieram a existir mais tarde e não continham leite e produtos lácteos, porque aquele homem primordial ainda não criava gado e, portanto, não tinha vacas para o leite. Claro que certamente não são produtos com realçadores de sabor, conservantes e fragrâncias, cores e sabores. O fogo já era conhecido nos tempos primitivos, então cozinhar carne, peixe e legumes provavelmente já estava (às vezes) feito.

A antiga dieta consistia principalmente de vegetais, às vezes frutas, gorduras naturais, às vezes (muito) animal e mais frequentemente proteína de peixe e relativamente poucos carboidratos e açúcar. Mas provavelmente também foi uma dieta fortemente variada, com disponibilidade limitada de alimentos, o que levou a muita variação. Ainda não há resultados científicos disponíveis sobre pessoas que se alimentam de acordo com a dieta antiga. Mas com base em nosso conhecimento atual sobre como os seres humanos se originam, parece um modo lógico de alimentação, que pode pelo menos fornecer muitos nutrientes bons e uma quantidade limitada de carboidratos (rápidos). A partir disso, é sempre claro que os carboidratos (rápidos) são a maior causa das atuais doenças do bem-estar, muito mais do que as gorduras animais saturadas. Também é claro que a dieta primordial é uma dieta baseada na disponibilidade de alimentos: muitas e muitas vezes quando há abundância, pouco ou nada devido à falta de comida. Em qualquer caso, nenhuma dieta com três refeições por dia.

Em essência, a dieta primordial é consideravelmente similar à dieta de Houtsmuller, com a diferença de que Houtsmuller era a favor do suprimento limitado de proteína. Isso não precisa necessariamente ser o caso da dieta primária.

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