Como ter um relacionamento saudável com os alimentos

Como ter um relacionamento saudável com os alimentos

Transtornos alimentares são uma coleção de pensamentos, sentimentos e comportamentos que não são apenas peso e alimentos relacionados, mas também incluem pensamentos desordenados sobre a saúde. Isso cria rigidez ou caos que impactam a qualidade de vida e perpetua a busca por ideais “saudáveis” – que, então, se aproximam dos desordenados. À medida que o conjunto de pensamentos e comportamentos se torna dirigido, automatizado ou compulsivo, inicialmente há uma perda de vitalidade e espontaneidade substituída pela rigidez. No mínimo, isso cria pensamentos e comportamentos desordenados e, na pior das hipóteses, precipita um distúrbio alimentar.

Leia também: Neosaldina para sua dor de cabeça

Formar um relacionamento saudável com a comida exige um esforço consciente, mas é possível. Esse relacionamento inclui comer relaxado, escolher preferências sobre posições e praticar equilíbrio e flexibilidade em sua alimentação. Esses princípios permitirão que você se sinta mais em paz com os alimentos, além de ajudá-lo a reconhecer e impedir hábitos não saudáveis.

“COMIDA RELAXADA”

“Comer descontraído é a capacidade de estar à vontade com os componentes sociais, emocionais e físicos da comida e da alimentação. A alimentação descontraída está sintonizada com a fome do corpo e fornece intuitivamente as suas necessidades. É a capacidade de ouvir e satisfazer a sua fome. Comportamento prazeroso e extravagante, com flexibilidade e ausência de remorso, permite que você coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito, além de poder escolher entre comer mais ou menos ou de maneira diferente do que o habitual, sem julgamento, castigo ou necessidade de comer. Ele incorpora escolhas e crenças sobre comida através de um filtro de amor-próprio e bem-estar corporal que é equilibrado, não extremo ou todo o consumo.Comida relaxada responde a mudanças em sua rotina, seu humor e suas demandas físicas com compaixão e facilidade. É uma extensão do autocuidado e da aceitação do corpo.Comida descontraída é apoiada pelo pensamento relaxado sobre sua comida, seu peso e seu corpo, e é uma verdadeira manifestação de autoconfiança. d auto-expressão. ”(Kronberg, Sondra)

“PREFERÊNCIA SOBRE POSIÇÃO” (© KRONBERG, SONDRA)

Tudo que você faz requer que você faça uma escolha. Quando se levantar, o que vestir, o que assistir na televisão – estas são todas as decisões diárias que nos moldam. Muitas vezes, caímos em hábitos porque preferimos certas opções. Talvez você assista Game of Thrones todas as noites porque sempre te entretém, ou talvez você use uma sombra verde brilhante porque faz você se sentir glamourosa. Embora possa parecer seguro ter algumas opções confiáveis ​​e comprovadas, é irrealista torná-las suas únicas. Você pode amar Game of Thrones enquanto seu melhor amigo odeia, então quando ela vem você assiste a outra coisa. Você se sente incrível em sua sombra ousada, mas não a usa para a sua entrevista de emprego. Essa flexibilidade é necessária para viver uma vida saudável.

Nem todas as preferências se ajustam a todas as situações, e seria inadequado não mudar suas decisões quando você está em um ambiente ou circunstância diferente. A comida existe pelas mesmas regras. Naturalmente, é natural ter uma sobremesa ou restaurante favorito. Mas se alimentos específicos se tornarem suas únicas opções, sua mentalidade pode ser de obsessão. Hábitos rígidos, como comer apenas certos alimentos, podem rapidamente transformar suas preferências em posições e deixá-lo preso. “Posições” refere-se a pontos inflexíveis onde você sente que não tem outra escolha a não ser fazer o que você criou como um hábito. Em vez disso, comer deve ser uma atividade equilibrada, que não é a melhor nem a pior parte de um dia. Você deve apreciar os alimentos que consome, mas não adorá-los. A flexibilidade, exibida através da disposição de abrir mão de uma preferência temporária, é um aspecto essencial de um relacionamento saudável com a comida. As preferências precisam permanecer exatamente assim e não se tornar um regime inflexível.

EQUILIBRAR

A palavra “equilíbrio” é muito usada, mas em nenhum lugar é mais importante do que em seus hábitos alimentares. No mundo dos alimentos, o equilíbrio diz respeito a muitos aspectos da alimentação. Por um lado, significa sentir-se confortável consumindo uma grande variedade de alimentos, incluindo todos os grupos alimentares. Para satisfazer as necessidades nutricionais do seu corpo, você precisa consumir porções adequadas de proteínas, gorduras e carboidratos. Alguns ou todos esses macronutrientes estão presentes em todos os grupos alimentares, portanto, não há necessidade biológica ou química de eliminar qualquer grupo (a menos que seja instruído por um médico). A frase “tudo com moderação” é altamente aplicável – há de fato um lugar para tudo em sua alimentação.

Além da variação no tipo de alimento, o equilíbrio indica a capacidade de comer tanto por prazer quanto por fome. Ambos os tipos de alimentação são extremamente importantes para a sua saúde. Comer por fome é ótimo porque nutre seu corpo e ajuda a manter as coisas funcionando como deveriam. Ignorar sinais de fome é um hábito perigoso que pode levar a padrões alimentares mais desordenados e consequências para a saúde. Comer por prazer é tão importante quanto comer por fome porque, bem, é prazeroso! Alguns alimentos só sabem bem. Alguns alimentos simplesmente nos fazem felizes. Essas são razões válidas o suficiente para comê-las por conta própria. A comida não existe apenas para alimentar nossos corpos. Em vez disso, comer prazer nos permite associar sentimentos positivos e experiências com comida.

Finalmente, o equilíbrio também significa evitar dietas. As dietas geralmente empregam algum tipo de restrição, seja pela quantidade ou pelo tipo de alimento. Algumas dietas defendem que cortar todas as gorduras é o principal passo para perder peso, enquanto outras juram que os carboidratos são maus. O fato de que existem literalmente milhares de dietas por aí promovendo dicas e truques diferentes deve indicar que não há uma dieta que funcione. A maioria das dietas é muito restritiva para manter por muito tempo. Na verdade, 95% das pessoas que perdem peso conseguem recuperá-lo dentro de alguns meses ou anos. A indústria da dieta lucra com a exploração das expectativas da sociedade e das inseguranças das pessoas vendendo livros, comprimidos, DVDs e “segredos industriais” ridículos. Mesmo ignorando o fato de que as dietas são completamente absurdas, elas também são mentalmente insalubres. Não é saudável nem lógico negar a si mesmo grupos de alimentos ou limitar suas calorias. Nenhum alimento ou macronutriente é seu inimigo. Cada um deles serve a um propósito único – seja satisfazendo a fome ou causando felicidade – mas as dietas rejeitam isso na tentativa de dar explicações fáceis sobre como perder peso. Por isso, as dietas promovem o tipo de alimentação restritiva que facilita o distúrbio alimentar. E isso é o oposto do equilíbrio.

FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é outro aspecto fundamental de um relacionamento saudável com a comida. Refere-se à ausência de regras rígidas em relação a hábitos alimentares e alimentares. Pelo contrário, há mais de uma capacidade de “ir com o fluxo” e aceitar desvios de alimentos preferidos como uma parte natural da vida, em vez de ver esses desvios como um julgamento de si mesmo ou seu valor. Por exemplo, muitas vezes consideramos certos alimentos “bons” e “limpos” enquanto demonizamos os outros como “maus” ou “lixo”. Esses rótulos rápidos nos permitem sentir o controle do que estamos consumindo. Mas na realidade, eles não significam muito em tudo. São construções que não servem a nenhum propósito de saúde e, em vez disso, apenas fazem as pessoas sentirem-se mal por certas escolhas alimentares e se orgulham de outras. A maioria dos dias inclui uma mistura de alimentos estereotipicamente “saudáveis” e “não saudáveis”, e está tudo bem. É mais do que certo ter sobremesa depois do jantar!

Essa flexibilidade se estende a todos os aspectos da vida. E se o seu parceiro o levar a um restaurante, mas eles não atenderem à opção “limpa” que você acha que precisa? Ou se sua família está em um jogo de beisebol e o estádio serve apenas comidas “lixo” específicas? Você não pode simplesmente deixar a data ou não almoçar. Essas são ocasiões em que é necessário abandonar os rótulos obsessivos e viver o momento com sua comida. É importante dar a si mesmo a liberdade e a flexibilidade para fazer escolhas alimentares não planejadas que podem não ter sido sua preferência número um. Em vez de tirá-lo do momento para um lugar de pensamentos doentios, ser espontâneo com essas escolhas permite que você permaneça presente sempre que suas opções alimentares preferidas não estiverem disponíveis. Além disso, nenhum item alimentar único vai mudar alguma coisa sobre sua saúde ou peso. Desviar-se de refeições planejadas ou preferidas acontece a todos e não é um reflexo de problemas de saúde ou falta de autocontrole.

Além disso, a flexibilidade está relacionada à quantidade de comida que você consome. Às vezes, nós comemos além da nossa zona de conforto. Talvez você não esteja completamente atento ou consciente enquanto come um dia, e não sinta sua fome até um pouco mais tarde. Isso não é motivo para alarme. Fazer isso de vez em quando não alterará sua saúde. Por outro lado, às vezes nós comemos menos. Ao longo da vida, essas duas experiências acontecerão com a maioria das pessoas. Existem maneiras de reduzi-las, como comer conscientemente ou comer regularmente quando a fome não é registrada. No entanto, quando ocorrem com moderação, não são perigosos, errados ou imorais. Confie em seu corpo; é muito mais inteligente do que você acredita. Ele sabe onde você precisa estar e pode lidar com um pouco de variação. A chave é lembrar esses princípios – ter variação, preferência, flexibilidade – e aceitar as mudanças que acompanham a vida.

Fonte: https://www.valpopular.com/neosaldina-para-sua-dor-de-cabeca/

Leave a Reply